A Prefeitura de Maringá recebeu o comunicado de que duas jovens maringaenses foram premiadas no concurso da "Semana Internacional de Intercâmbio de Cidades Irmãs de Dongguan 2021", na China. Evento mobilizou 20 cidades de diversos países entre agosto e setembro e contou com trabalhos de artistas locais indicados pela Secretaria de Cultura. Beatriz Pinto venceu na categoria “Pintura mais popular” com o trabalho “Hélios,” e Juliana Oliveira como “Melhor pintura da exposição”, com “A verdade sobre o universo”.
Além da repercussão internacional, cada uma receberá um certificado. “Fiquei bem surpresa e emocionada”, declarou Beatriz Pinto, 18 anos, sobre a premiação. Essa foi a primeira vez que a estudante do primeiro ano de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou de um concurso. Ela ganhou com uma pintura em aquarela, recebendo 16.107 votos, e vai incluir a premiação no curriculum. Ela planeja seguir a carreira acadêmica.
PARCERIA - A Semana Internacional contou com seminário que abordou aspectos econômicos de várias cidades, com participação do prefeito Ulisses Maia. A cidade organizadora, Dongguan, tem a indústria como carro chefe e fica na província de Cantão, com 8,3 milhões de habitantes.
O secretário de novação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá (Siacom), Marcos Cordiolli, comenta que a iniciativa da gestão Ulisses Maia em participar de eventos em outros países visa transformar Maringá em cidade Classe Mundial e ser exemplo internacional em governabilidade, negócios, inovação e exportação.
Além de Dongguan, Maringá também participou no começo desse mês da ExpoDubai, nos Emirados Árabes Unidos, evento que reuniu mais de 190 países em busca de parcerias econômicas e novos negócios. Outro encontro internacional essa semana foi a reunião em Brasília com o presidente colombiano Iván Duque Márquez, para acordos econômicos.
Andye Iore / Siacom
Mín. 13° Máx. 29°