Os serviços para implantação da ciclovia da Avenida Rio Grande do Norte, que terá mais de 4 mil metros de extensão, estão chegando aos últimos trechos de obras. A frente de trabalho está no trecho inicial da via pública, enquanto do meio para a parte final a construção está praticamente finalizada, inclusive com longos espaços já pintados em vermelho.
As quatro praças ao longo do trajeto (dos Xetá, Tamoio, Sete de Setembro e Anchieta) já receberam tachões que delimitam a área segura para passagem dos ciclistas. Algumas já recebem também a sinalização (pintura em vermelho e faixas de estreitamento das vias na chegada às praças). Longos trechos já vêm sendo utilizados pela comunidade para caminhadas e pedaladas. O calçamento em concreto, com dois sentidos de circulação, garante segurança e conforto.
Quando estiver concluída, a ciclovia se estenderá do Jardim San Martin até o trecho final na Avenida Tapuia (zona IV), além da ligação po esta via até a Rua Monteiro Lobato. Serão 12.937,83m² de calçamento e obras complementares, com o investimento de R$ 1.532.940,33 em recursos do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal e contrapartida do município.
A obra está mais adiantada entre a Praça Tamoio e as saídas para Serra dos Dourados e Maria Helena (no trecho final, próximo à Avenida Portugal). Além da pintura, operários estão concluindo o calçamento no trecho entre a Praça dos Xetá e o início da avenida, no encontro com a Rua Francisco Inácio de Lira. No Alto São Francisco foi construído um muro de arrimo por conta do desnível do canteiro central, também já concluído.
O projeto inclui urbanização e rampas de acessibilidade – para pessoas com mobilidade reduzida. Os canteiros são nivelados e gramados. Faixas de meio-fio danificadas também estão sendo recuperadas para facilitar a circulação dos usuários. O secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, lembra que a obra ocupa o canteiro central e o anel externo das praças, com 4,3 quilômetros de extensão total. “A ciclovia permitirá conexão a outras já existentes e a uma ciclofaixa que será implantada na Francisco Inácio de Lira”, lembrou.
Já o prefeito Celso Pozzobom reforça que são melhorias para o bem-estar da população que atendem a comunidade e garantem mais qualidade de vida. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e a prática de atividades físicas com segurança e conforto, o que representa mais saúde. Além disso, torna o passeio pela cidade mais agradável e valoriza os imóveis”, apontou.
Mín. 13° Máx. 29°