Sábado, 18 de Setembro de 2021
20°

Poucas nuvens

Pérola - PR

Região UMUARAMA

Construção de ciclovia chega aos últimos trechos na Avenida Rio Grande do Norte

O projeto inclui urbanização e rampas de acessibilidade – para pessoas com mobilidade reduzida

12/08/2021 às 10h53
Por: Redação
Compartilhe:
Construção de ciclovia chega aos últimos trechos na Avenida Rio Grande do Norte
Construção de ciclovia chega aos últimos trechos na Avenida Rio Grande do Norte

Os serviços para implantação da ciclovia da Avenida Rio Grande do Norte, que terá mais de 4 mil metros de extensão, estão chegando aos últimos trechos de obras. A frente de trabalho está no trecho inicial da via pública, enquanto do meio para a parte final a construção está praticamente finalizada, inclusive com longos espaços já pintados em vermelho.

As quatro praças ao longo do trajeto (dos Xetá, Tamoio, Sete de Setembro e Anchieta) já receberam tachões que delimitam a área segura para passagem dos ciclistas. Algumas já recebem também a sinalização (pintura em vermelho e faixas de estreitamento das vias na chegada às praças). Longos trechos já vêm sendo utilizados pela comunidade para caminhadas e pedaladas. O calçamento em concreto, com dois sentidos de circulação, garante segurança e conforto.

Quando estiver concluída, a ciclovia se estenderá do Jardim San Martin até o trecho final na Avenida Tapuia (zona IV), além da ligação po esta via até a Rua Monteiro Lobato. Serão 12.937,83m² de calçamento e obras complementares, com o investimento de R$ 1.532.940,33 em recursos do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal e contrapartida do município.

A obra está mais adiantada entre a Praça Tamoio e as saídas para Serra dos Dourados e Maria Helena (no trecho final, próximo à Avenida Portugal). Além da pintura, operários estão concluindo o calçamento no trecho entre a Praça dos Xetá e o início da avenida, no encontro com a Rua Francisco Inácio de Lira. No Alto São Francisco foi construído um muro de arrimo por conta do desnível do canteiro central, também já concluído.

O projeto inclui urbanização e rampas de acessibilidade – para pessoas com mobilidade reduzida. Os canteiros são nivelados e gramados. Faixas de meio-fio danificadas também estão sendo recuperadas para facilitar a circulação dos usuários. O secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, lembra que a obra ocupa o canteiro central e o anel externo das praças, com 4,3 quilômetros de extensão total. “A ciclovia permitirá conexão a outras já existentes e a uma ciclofaixa que será implantada na Francisco Inácio de Lira”, lembrou.

Já o prefeito Celso Pozzobom reforça que são melhorias para o bem-estar da população que atendem a comunidade e garantem mais qualidade de vida. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e a prática de atividades físicas com segurança e conforto, o que representa mais saúde. Além disso, torna o passeio pela cidade mais agradável e valoriza os imóveis”, apontou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Umuarama - PR
Umuarama - PR
Sobre o município Notícias de Umuarama
Pérola - PR Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 36°

Dom 38°C 21°C
Seg 40°C 21°C
Ter 38°C 20°C
Qua 33°C 18°C
Qui 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias