Quarta, 14 de novembro de 2018
44 99835-2370
Especiais

21/06/2018 ás 12h26

203

Redação

Pérola / PR

Conheça a planta que pode causar a pior queimadura solar da sua vida
Comer algo venenoso pode inclusive te levar à morte!
Conheça a planta que pode causar a pior queimadura solar da sua vida
Planta pode chegar a 4 metros de altura

As plantas podem ser prejudiciais aos seres humanos, principalmente por conta de intoxicação. Comer algo venenoso pode inclusive te levar à morte! Porém, nos dias atuais, é cada vez mais difícil de isso acontecer. O mais comum é que aconteçam reações alérgicas, mas nenhuma é tão severa quanto a produzida pela Heracleum mantegazzianum.


Essa planta norte-americana é bastante encontrada no nordeste dos EUA, mas tem se espalhado rapidamente para outros lugares do país como uma praga! De longe, ela pode até parecer bonitinha, mas é capaz de gerar queimaduras gravíssimas com uma simples relada em suas partes, tanto que é considerada a segunda planta mais perigosa do mundo, perdendo apenas para a beladona (Atropa belladonna).


PUBLICIDADE

O mais interessante é a maneira como elas “queimam”: elas possuem compostos químicos chamados de furocumarinas, que em contato com a pele são capazes de alterar a sua estrutura celular, a ponto de você perder a proteção natural contra os raios ultravioletas. O resultado é uma queimadura solar como nenhuma outra que você já teve na vida! É mole?



Queimaduras demoram desaparecer


A alteração não é imediata, já que a planta em si não é capaz de queimar – os raios solares é que fazem isso. Porém, os primeiros sinais são visíveis em cerca de 30 minutos, piorando progressivamente conforme o tempo de exposição solar. As furocumarinas são comuns em frutos cítricos, como limões e laranjas, que você já deve ter ouvido falar que podem causar manchas na pele se consumidos sob a luz do Sol. Porém, nesses frutos, a concentração da substância é muitíssimo mais baixa do que nessa planta dos infernos aí...


A Heracleum mantegazzianum pode chegar a até 4 metros de altura e possui um formato semelhante ao de um guarda-chuva. O problema é que ela é muito parecida com outras plantas da mesma família que não são tão perigosas quanto ela. O ideal é se informar sobre a fauna e a flora do local caso você esteja indo a um passeio em meio à natureza.


 


Mega Curioso
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Curiosidades

Curiosidades

Blog/coluna Notícias curiosas.
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium