MENDES NOVO 11/04/19
MENDES 1 - 07/05
DENGUE

Primeiro caso de dengue transmitido sexualmente é confirmado na Espanha

Foi descoberta a presença do vírus da dengue no sêmen humano; o caso foi confirmado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da Espanha

11/11/2019 16h24
Por: Redação
Fonte: Ric Mais
190
ATÉ ENTÃO SE CONSIDERAVA QUE O VÍRUS ERA TRANSMITIDO SOMENTE PELA PICADA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. (FOTO: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA RÁDIO MAIS)
ATÉ ENTÃO SE CONSIDERAVA QUE O VÍRUS ERA TRANSMITIDO SOMENTE PELA PICADA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. (FOTO: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA RÁDIO MAIS)

Autoridades espanholas confirmaram o primeiro caso de transmissão de dengue através de relações sexuais. Essa é a primeira vez no mundo em que uma ocorrência desse tipo é confirmada. Até então se considerava que o vírus era transmitido somente pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Caso de dengue transmitido sexualmente foi entre dois homens

Segundo os porta-vozes do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da Espanha, “o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue foi entre dois homens”. 

A contaminação foi diagnosticada em um homem de 41 anos, na capital espanhola. Ele adquiriu dengue ao seu relacionar com o seu companheiro, que contraiu o vírus que causa a doença durante viagem para Cuba, onde foi picado pelo mosquito transmissor.

Vírus da dengue no sêmen 

Testes comprovaram que os dois homens tinham dengue. Foram recolhidas amostras de sêmen, em que foi detectada a presença de dengue e com o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba. Este é o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença.

Caso ocorreu na Espanha e pode mudar paradigma de que vírus só é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

 *Esse conteúdo foi elaborado via Agência Rádio Mais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Pérola - PR
Atualizado às 21h46
27°
Chuva Máxima: 31° - Mínima: 21°
28°

Sensação

13.3 km/h

Vento

66.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
FRUTARIA PÉROLA 11/05/19
BOA NOVA FM 11/05/19
MENDES 11/05/19
36 HORAS 11/05/19
Últimas notícias
Mais lidas