MENDES NOVO 11/04/19
JARDIM CASA GRANDE - 27/06/19
MENDES 1 - 07/05
Colégio da PM

Governo autoriza instalação do Colégio da PM em Pato Branco

No ano que vem a unidade, que vai funcionar no Colégio Estadual La Salle, vai passar por um período de transição pedagógica para adaptação de alunos e professores. A gestão da PM começará oficialmente em 2021. A meta é chegar a 20 instituições militares no Estado em quatro anos.

26/09/2019 14h38
Por: Agência Estadual de Notícias
113
Foto: Guilherme Flores/Casa Civil
Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

O Governo do Paraná deu início nesta quarta-feira (25) ao processo de implantação do Colégio da Polícia Militar de Pato Branco, que vai ocupar a estrutura do atual Colégio Estadual La Salle. Será a primeira unidade do Sudoeste do Estado. Em 2020 haverá uma transição pedagógica para a gestão da Polícia Militar, que começará oficialmente em 2021.

O decreto de instalação foi assinado durante cerimônia com a presença do vice-governador Darci Piana, do chefe da Casa Civil, Guto Silva, dos comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, do 5º. Comando Regional, coronel Dorian Nunes Cavalheiro, do 3º. BPM de Pato Branco, coronel Getúlio Ferreira de Lima, do diretor de Ensino da PM, coronel Ronaldo de Abreu, do prefeito Augustinho Zucchi e do deputado estadual Luiz Fernando Guerra.

O edital para ingresso de novos alunos deve ser publicado até junho do ano que vem e o início das aulas será em 2021. No ano que vem, policiais militares vão trabalhar com a direção atual, antes de assumir completamente a gestão.

REFERÊNCIA

De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o período de transição de um ano vai permitir a adaptação de toda a comunidade escolar ao novo sistema. Os cerca de 900 alunos que já estudam no colégio poderão dar continuidade à formação na instituição.

“Além de ser referência em educação, com qualidade de ensino comprovada pelos excelentes resultados no Ideb, o Colégio Militar de Pato Branco será uma alternativa pedagógica para alunos de toda a região que queiram ingressar na Polícia Militar,” afirmou Silva.

O vice-governador Darci Piana destacou o cuidado do governo com a educação e a meta de fazer com que o Estado ocupe o primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “O governo tem uma preocupação muito grande com a qualidade de ensino do Paraná. A instalação de unidades como esta é uma das ações para isso. Queremos chegar até o fim da nossa gestão com 20 Colégios Militares no Estado”, disse.

O prefeito Augustinho Zucchi comemorou a autorização de instalação do Colégio da Polícia Militar no município. “A concretização desse projeto significa muito para a nossa população”, afirmou.

Foto: Guilherme Flores/Casa Civil
Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

UNIDADES

O CPM de Pato Branco será o sexto Colégio da Polícia Militar no Paraná. O primeiro, em Curitiba, está em atividade desde 1959, mas sua origem vem da Escola de Instituição Primária, que foi aberta no quartel da Corporação em 1874.

Com quase 60 anos, o Colégio Militar do Paraná se destaca na qualidade de ensino medida pelo Ideb. Nos resultados de 2018, ficou em terceiro lugar no desempenho dos anos finais do ensino fundamental entre 1.886 instituições de ensino públicas e particulares do Paraná.

O CPM de Londrina começou a funcionar em 2018 e, no ano seguinte, iniciaram as atividades as unidades de Cornélio Procópio e de Maringá.

O Colégio de Foz do Iguaçu, recém-instalado, está com matrículas abertas para as primeiras turmas e as aulas começarão em 2020.

FUNCIONAMENTO

O CPM é uma instituição de ensino regular dirigida pela Polícia Militar do Paraná, compreendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). É subordinado à Diretoria de Ensino da Corporação e vinculado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

As unidades são integradas à rede estadual de educação. Os professores são contratados pela Secretaria da Educação, mas seus diretores gerais e auxiliares, além de secretários, são indicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, e não eleitos pela comunidade como nas demais escolas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Municípios
36 HORAS 11/05/19
BOA NOVA FM 11/05/19
MENDES 11/05/19
FRUTARIA PÉROLA 11/05/19
Últimas notícias
Mais lidas