MENDES NOVO 11/04/19
MENDES 1 - 07/05
JARDIM CASA GRANDE - 27/06/19
FALTA DE ATENÇÃO

Falta de atenção e abuso na velocidade têm provocado muitos acidentes em Umuarama

De acordo com a Diretoria de Trânsito (Umutrans) a falta de atenção e o desrespeito à sinalização têm provocado colisões e atropelamentos, alguns com feridos e cenários impactantes.

21/08/2019 08h33
Por: Redação
81
Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU

Os acidentes automobilísticos continuam preocupando as autoridades e a sociedade em Umuarama. Apesar de não haver registro de mortes desde março deste ano – nos primeiros três meses de 2019 foram sete mortes, dos quais cinco eram motociclistas –, de acordo com a Diretoria de Trânsito (Umutrans) a falta de atenção e o desrespeito à sinalização têm provocado colisões e atropelamentos – alguns com feridos e cenários impactantes.

Após os acidentes, condutores costumam questionar a sinalização. Porém, a diretora da Umutrans vê o problema por outro ângulo. “Nossas ruas são bem conservadas e sinalizadas. Para locais de pouco movimento, onde a sinalização não está presente, existe o Código de Trânsito que, se for observado, evitará uma série de transtornos. O que falta aos motoristas, na verdade, é mais atenção e respeito às leis e a sinalização”, avaliou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

A Umutrans precisou bloquear parcialmente o tráfego de veículos no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e Apucarana, para a instalação de um novo conjunto semafórico. Na última semana, um acidente envolvendo dois carros, uma perua Kombi, uma motocicleta e um ônibus, resultou na destruição do semáforo existente no local – tanto dos porta-focos quanto das colunas metálicas.

O prejuízo foi estimado em perto de R$ 25 mil. Representantes da empresa de ônibus cujo motorista provocou o acidente procuraram a Umutrans e se colocaram à disposição para arcar com os custos dos reparos. Após avaliação da engenharia de trânsito, as colunas foram realocadas e ganharam uma proteção metálica para bloquear o impacto direto. No mesmo local, o semáforo já foi avariado três vezes após acidentes.

Na esquina da rua Arapongas com a Avenida Pirapó, outro acidente também deixou moradores impressionados, envolvendo três veículos. “Na Av. Pirapó existe redutor de velocidade em um dos sentidos. Já na Rua Arapongas não cabe mais redutor, pois existe quebra-molas na quadra seguinte, a poucos metros do local, e na outra quadra existe um semáforo”, lembrou Dianês.

Portanto, o problema não é sinalização, mas falta de atenção e cuidado dos motoristas. “Esse acidente aconteceu devido ao avanço de uma preferencial devidamente sinalizada, que pode ter ocorrido por desatenção”, disse a diretora.

O uso indevido do telefone celular e o excesso de velocidade tem causado muitos acidentes na região central e também nos bairros da cidade. “Os motoristas têm usado o celular de forma indiscriminada. É preciso ampliar a fiscalização, tanto de celular na direção quanto de velocidade – que envolverá a utilização de radar estático móvel –, e desenvolver novas campanhas educativas. A próxima está prevista para setembro, quando acontece a Semana Nacional do Trânsito”, anunciou Dianês Piffer.

  • Falta de atenção e abuso na velocidade têm provocado muitos acidentes em Umuarama
  • Falta de atenção e abuso na velocidade têm provocado muitos acidentes em Umuarama
  • Falta de atenção e abuso na velocidade têm provocado muitos acidentes em Umuarama
  • Falta de atenção e abuso na velocidade têm provocado muitos acidentes em Umuarama
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Umuarama Umuarama - PR Notícias de Umuarama
Pérola - PR
Atualizado às 18h01
33°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 21°
31°

Sensação

10.6 km/h

Vento

20.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
MENDES 11/05/19
FRUTARIA PÉROLA 11/05/19
BOA NOVA FM 11/05/19
36 HORAS 11/05/19
Últimas notícias
Mais lidas