JARDIM CASA GRANDE - 27/06/19
MENDES NOVO 11/04/19
MENDES 1 - 07/05
AGROPECUÁRIA

Técnicos em agropecuária da região discutem combate à formiga cortadeira

Os participantes também foram orientados sobre o que diz a legislação estadual e federal, que obriga o combate à formiga, e tiveram palestras voltadas à pecuária

19/08/2019 16h51
Por: Redação
117

 Agrônomos, zootecnistas e técnicos em agricultura e pecuária de Umuarama e região estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório do Sebrae, para o encerramento de um ciclo de palestras que tem como foco o combate às formigas cortadeiras para minimizar o prejuízo que elas causam à produção agropecuária do Noroeste do Estado. Foram vários dias de campo com produtores, na cidade e nos distritos, realizados pela Emater/PR, Iapar, Adapar, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Prefeitura de Umuarama.

Os eventos técnicos reuniram produtores rurais em torno de conteúdo teórico e atividades práticas para o manejo correto das formigas, visando o controle e a eliminação dos formigueiros imenso prejuízo que esta praga traz às pastagens e lavouras. Os participantes também foram orientados sobre o que diz a legislação estadual e federal, que obriga o combate à formiga, e tiveram palestras voltadas à pecuária.

Os dias de campo aconteceram em julho, nos dias 11 (na rodovia para Xambrê), 18 (em Santa Eliza), 25 (na Estrada Sete) e 31, no distrito de Lovat. Neste dia 16, o curso foi voltado aos técnicos, agrônomos e pesquisadores, com teoria e ações práticas para reforçar os conhecimentos e capacitar os participantes para levam as informações a mais produtores.

“Essa ideia que tivemos encontrou apoio da Emater, da Seab e demais parceiros e tivemos um grande alcance. A formiga cortadeira é um problema sério que necessita de atenção do produtor e dos nossos técnicos”, disse o diretor de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Umuarama, o agrônomo Elídio Pavan, representando o prefeito Celso Pozzobom no evento.

O gerente regional da Emater, José Jaime de Lima, lembrou que com os dias de campo e o evento voltado aos técnicos, nesta sexta-feira, “estamos fomentando uma campanha para chamar a atenção de lideranças, técnicos, formadores de opinião e agricultores. Reunimos várias instituições para disseminar a importância do controle dessa praga e minimizar os danos ao setor produtivo”, comentou.

Estiveram presentes ainda o biólogo José Cosme de Lima, especialista da Emater-PR no controle de formigas cortadeiras, os fiscais de defesa agropecuária da Adapar, Milton Dopp e Antônio Rocha, e representantes da Mirex-S, empresa do grupo Agroceres especializa em iscas formicidas. Na Prefeitura de Umuarama participaram ainda o agrônomo Anderson Quinaia, o zootecnista Vinícius Oliveira Chimenez e a veterinária Sharon Lüders Meza, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Umuarama Umuarama - PR Notícias de Umuarama
Pérola - PR
Atualizado às 17h51
38°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 21°
37°

Sensação

10.6 km/h

Vento

20.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
MENDES 11/05/19
BOA NOVA FM 11/05/19
FRUTARIA PÉROLA 11/05/19
36 HORAS 11/05/19
Últimas notícias
Mais lidas