MENDES NOVO 11/04/19
MENDES 1 - 07/05
AGRICULTURA

Safra do morango começa com força total e agrada agricultores

Em Umuarama, as plantações de morango estão quase todas localizadas no distrito de Lovat, ao todo são 33 produtores registrados

01/08/2019 17h34
Por: Redação
Fonte: Ilustrado
203
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Seguindo a produção de 2018, a safra do morango este ano atrasou e só nos próximos dias deve chegar ao auge da colheita. Mesmo com o atraso, os produtores estão animados com a produção, pois este ano as chuvas não atrapalharam a florada e com uma pequena geada registrada no mês de junho a floração engrenou. A expectativa da diretoria Municipal de Agricultura é que a safra ultrapasse 200 toneladas da fruta.

Em Umuarama, as plantações de morango estão quase todas localizadas no distrito de Lovat, ao todo são 33 produtores registrados. Em relação a produção da fruta, no ano passado foram colhidas 150 toneladas, e para este ano a expectativa é ultrapassar 200 toneladas. “Não choveu excessivamente e fez frio na época certa. Com essas condições climáticas associadas as técnicas de plantio, prevemos uma produção recorde no município”, disse o agrônomo da Prefeitura de Umuarama Márcio Rezende.

Gilval Elias dos Santos trabalha com morango há 9 anos e para ele, 2019 deve ser um dos melhores anos, pois a plantação não apresentou incidência de fungos e pragas, que são associados ao excesso de chuva. “As frutas estão saudáveis e com qualidade alta. A utilização de agrotóxico foi mínima e esperamos colher seis toneladas nos 8.500 mil pés plantados”, disse.

Ainda segundo o produtor, como houve um atraso na florada o auge da safra deve chegar nesta semana, quando a plantação assume as cores do verde e vermelho. “Foram 30 dias com uma produção lenta, mas na última semana começamos a colher com mais intensidade, mas a safra mesmo começa nesta semana. Tem pé que está com mais de cinquenta flores, será uma boa colheita”, disse.

O agrônomo Márcio Rezende ressalta que Umuarama as feiras, ambulantes e o sacolão do produtor vão estar repletos de morango nesta semana e que a cultura aumenta a cada ano. “Hoje a cultura é tradicional no município, principalmente na região do distrito de Lovat, onde os produtores intercalam a lavoura com as hortaliças. O que precisamos agora é modernizar a cultura”, informou.

Mercado

Vendendo nas feiras, mercados e em pontos da cidade, o produtor Gilval diz que o preço está bom, cerca R$ 12,00 a R$ 15,00 o quilo. Ele espera que este valor permaneça até metade da colheita. Já o agrônomo Rezende também observa um bom movimento do mercado interno para as próximas semanas, devido à qualidade dos frutos de Umuarama.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Municípios
BOA NOVA FM 11/05/19
MENDES 11/05/19
FRUTARIA PÉROLA 11/05/19
36 HORAS 11/05/19
Últimas notícias
Mais lidas