MENDES 1 - 07/05
MENDES NOVO 11/04/19
JARDIM CASA GRANDE - 27/06/19
SUPERAÇÃO

Jovem aprende a digitar com auxílio de pincel e se forma em matemática

Para fazer as provas, ele disse que nunca precisou fazer uso da calculadora, que consegue fazer as contas de cabeça.

05/07/2019 17h44
Por: Redação
115
Welligton tem 29 anos e se formou em matemática em um curso de ensino à distância — Foto: Marcelo Zanello Milléo/Arquivo pessoal
Welligton tem 29 anos e se formou em matemática em um curso de ensino à distância — Foto: Marcelo Zanello Milléo/Arquivo pessoal

Com paralisia cerebral e dificuldade motora, jovem aprende a digitar com auxílio de pincel e consegue se formar em matemática no Paraná

O paranaense Welligton Opinajara da Silva, de 30 anos, que mora em Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, conseguiu superar o diagnóstico de paralisia cerebral e uma dificuldade motora nas mãos, que o impedia de estudar e se comunicar, com a ajuda de um pincel.

A adaptação foi aos 16 anos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e foi o que mudou a vida dele, segundo a mãe Sueli Ferreira da Silva.

A digitação proporcionou ao jovem a oportunidade de completar os estudos e à mãe dele a realização de um sonho, o de ser o primeiro a completar o ensino superior na família. O curso foi feito à distância na Faculdade Estácio de Curitiba.

A escolha da profissão, segundo Welligton, foi porque futuramente pretende trabalhar com pesquisas científicas. Para fazer as provas, ele disse que nunca precisou fazer uso da calculadora, que consegue fazer as contas de cabeça.

 

Jovem disse que a adaptação com o pincel pra poder digitar foi o que mudou a vida dele — Foto: Marcelo Zanello Milléo/Arquivo pessoal

Welligton foi diagnosticado com paralisia cerebral quando era bebê e também tem dificuldades para se comunicar através da fala. O pincel, segundo a mãe, também o ajuda para usar o celular e se comunicar no dia a dia.

"Como eu não saio sozinho de casa, às vezes a minha mãe e a minha avó me levam para passear. O único detalhe é que eu não posso fazer caminhadas longas porque sinto dores nas costas e nas minhas pernas, mas eu me sinto realizado quando posso sair", contou.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi essencial para que o jovem conseguisse iniciar o curso. Como não conseguiu emprego no período em que estava estudando, Welligton disse que precisou contar com a ajuda da família para conseguir pagar integralmente o valor do curso.

"Eu ganhei uma bolsa de 20% pra fazer o curso. Mas aqui em casa todos sempre deram um jeitinho de me ajudar e sempre conseguimos pagar a diferença do valor da bolsa, mesmo com algumas dificuldades", contou Welligton.

Força de vontade e a evolução

Welligton tem 30 anos e conseguiu concluir os estudos graças ao pincel que o ajuda a digitar — Foto: Marcelo Zanello Milléo/Arquivo pessoal

"Eu tenho muito orgulho da força de vontade e da inteligência dele. Eu, que sempre acompanhei a evolução dele, posso dizer, mais do que ninguém, que o Welligton não andava, não sentava, só se arrastava, e agora ele venceu", disse a mãe.

Sueli destacou ainda que além de esforçado e inteligente, o jovem é super amoroso com a família no dia a dia.

"Não tem tristeza pra ele. Quantas vezes chegou cansado da faculdade, porque às vezes, ele precisava viajar pra fazer as provas presenciais, e nunca reclamou, chegava alegre e sorrindo", detalhou a mãe.

"Eu pretendo dar continuidade nos meus estudos o meu maior sonho é me tornar um cientista e trabalhar com pesquisas, principalmente as que envolvem a saúde humana", ressaltou o jovem.

A formatura está marcada para o dia 30 de setembro deste ano. "Será uma grande honra e glória esse momento tão esperado depois de 24 anos de muita luta e adaptações. Estou feliz porque provei pra mim mesmo que sou capaz de superar todos os obstáculos e barreiras que a vida me propõe", comemorou Welligton.

Informações G1 Pr

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Municípios
FRUTARIA PÉROLA 11/05/19
MENDES 11/05/19
36 HORAS 11/05/19
BOA NOVA FM 11/05/19
Últimas notícias
Mais lidas