Quinta, 21 de junho de 201821/6/2018
44 99835-2370
Parcialmente nublado
16º
16º
26º
Perola - PR
Erro ao processar!
REGIÃO
Ambulatório de Infectologia orienta funcionários da Copel sobre doenças sexuais
A orientação foi feita pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga
Redação Pérola - PR
Postada em 07/06/2018 ás 10h19
Ambulatório de Infectologia orienta funcionários da Copel sobre doenças sexuais

(Fotos: Tiago Boeing/ PMU)

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde apresentou palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na manhã desta terça-feira, 5, no Clube Recreativo e Esportivo de Umuarama (Ceru), durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) realizada para os funcionários da Copel. A orientação foi feita pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga, que abordou diversos aspectos preventivos e cuidados que precisam ser tomados no dia a dia, para manter a saúde.


De maneira bem didática e esclarecendo as dúvidas que surgiam entre os participantes, a enfermeira falou sobre sintomas, tratamentos, acompanhamento e prevenção das principais doenças de contágio sexual. “Hoje em dia percebemos que muitas pessoas banalizam os cuidados necessários para evitar as infecções e isso prejudica o controle, colocando em risco as pessoas com quem estas se relacionam”, alertou.


Entre as doenças, Iolanda falou bastante sobre herpes, HPV, hepatite B e o vírus da Aids, o HIV, que são transmitidas por vírus, e também sobre os males de contágio bacteriológico. Explicou a efetividade da vacina contra o HPV para adolescentes, da imunização sobre hepatite e o tratamento, que garante qualidade de vida para os doentes.


O coordenador do Ambulatório de Infectologia, Fábio Barzon, informou que a Secretaria de Saúde de Umuarama acompanha atualmente 303 pessoas portadoras do HIV, dos quais nove descobriram o vírus em 2018 – sendo a maioria homens. Outra doença que preocupa é a sífilis, que apenas neste ano teve o registro de 34 casos confirmados. “Estamos intensificando as campanhas e vamos montar ações para estender o alcance das informações. Esse número é considerado alto e a doença precisa ser controlada”, afirmou.


A mesma palestra será apresentada a outro grupo de funcionários nesta quarta-feira, 6. Ao final, os trabalhadores – que também são orientados sobre os testes rápidos oferecidos gratuitamente pelo Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) – recebem materiais informativos e preservativos.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Na sua opinião, quais as áreas que merecem maior atenção pela administração municipal?

Emprego
32 votos - 59.3%

Saúde
11 votos - 20.4%

Segurança Pública
4 votos - 7.4%

Atendimento ao público
3 votos - 5.6%

Educação
2 votos - 3.7%

Cultura e Lazer
2 votos - 3.7%

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium