Quinta, 21 de junho de 201821/6/2018
44 99835-2370
Parcialmente nublado
16º
16º
26º
Perola - PR
Erro ao processar!
REGIÃO
Centro Cultural Vera Schubert exibe telas históricas de Hachicho
Os quadros, que retratam os primeiros anos da Capital da Amizade dos anos 50 e 60
Redação Pérola - PR
Postada em 06/06/2018 ás 14h45
Centro Cultural Vera Schubert exibe telas históricas de Hachicho

Fotos: Tiago Boeing/ PMU

A Fundação Cultural de Umuarama abriu nesta segunda-feira, 4, a Exposição de Telas “Retratando Umuarama”, com trabalhos do artista plástico Habraão Souza Hachicho, dentro da programação do aniversário de 63 anos de fundação do município. Os quadros, que retratam os primeiros anos da Capital da Amizade (anos 50 e 60), poderão ser visitados das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert.


A exposição é uma viagem no tempo. “Essas telas me transportam para 1963, quando chegamos a Umuarama. Esse sentimento que o trabalho do Hachicho provoca nas pessoas é digno de homenagens e devemos valorizar os nossos artistas, criando oportunidades para mostrarem seus trabalhos. Vendo as imagens retratadas nestes quadros, percebemos as dificuldades que havia no início da nossa cidade e o quanto ela evoluiu até hoje”, disse o prefeito Celso Pozzobom, na abertura da mostra.


Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva, os secretários municipais Luiz Genesio Picoloto (Gabinete e Gestão Integrada), Vicente Gasparini (Administração), Maria Clory Zanferrari (Educação), Aparício Calderaro Júnior (Proteção e Defesa do Consumidor), a diretora de Comunicação, Letícia Macedo D'Avila Corrêa, presidente da Câmara, Maria Ornelas, o diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, e a diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges, além de outros convidados.


Abraão Hachicho nasceu em 1946, em Viçosa (ES). Morou em Maceió (AL) e passou três anos no Líbano. De volta ao Brasil, viveu em Nova Esperança, no Noroeste do Estado, e mudou-se para Umuarama, onde permanece até hoje, após mais de 50 anos. Foi contador e cursou Estudos Sociais na antiga Fafiu (hoje Unipar). Como artista plástico, desenvolve a pintura e suas primeiras telas datam de 1959, com apenas 13 anos. Hachicho é pai de três filhos, membro da Academia Umuaramense de Letras e Artes (Aula) e autor de centenas de obras que retratam suas memórias, belezas naturais e maravilhas arquitetônicas da humanidade.


“Estamos muito honrados em realizar nesta manhã a exposição 'Retratando Umuarama'. Agradecemos Hachicho por nos presentear com as experiências artísticas aqui compartilhadas e por tecer em cores a memória da Capital da Amizade. Fazemos votos de sucesso em futuras exposições e novos trabalhos que certamente virão para continuar descortinando diferentes universos através das artes plásticas”, destacou a diretora da Fundação Cultural, Vera Borges.


Pozzobom concluiu dizendo que “é uma satisfação termos entre nós este brilhante artista, cujo trabalho mostra as origens de nossa cidade aos umuaramenses de hoje e às futuras gerações, motivando todos a cuidar melhor de nossa querida Umuarama”, disse. A programação do 63º aniversário continua na próxima sexta-feira, com atividades no distrito de Lovat – com Prefeitura em Movimento o dia todo, teatro infantil, cinema na praça e apresentação do grupo de viola caipira da Fundação Cultural.

FONTE: Portal Pérola
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Na sua opinião, quais as áreas que merecem maior atenção pela administração municipal?

Emprego
32 votos - 59.3%

Saúde
11 votos - 20.4%

Segurança Pública
4 votos - 7.4%

Atendimento ao público
3 votos - 5.6%

Educação
2 votos - 3.7%

Cultura e Lazer
2 votos - 3.7%

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium