Sábado, 26 de maio de 201826/5/2018
44 99835-2370
Parcialmente nublado
16º
23º
24º
Perola - PR
Erro ao processar!
Mendes 01-05-18
REGIÃO
Circuito Sesi e Fundação Cultural de Umuarama trazem peça “Vidas Secas”
O espetáculo é inspirado na obra literária do escritor Graciliano Ramos e representa uma alternativa interessante para os estudantes agregarem conteúdos na compreensão da leitura.
Redação Pérola - PR
Postada em 16/05/2018 ás 18h35 - atualizada em 16/05/2018 ás 18h35
Circuito Sesi e Fundação Cultural de Umuarama trazem peça “Vidas Secas”

Foto: Divulgação / PMU

 


Umuarama recebe ainda este mês o espetáculo “Vidas Secas”, do Circuito Cultural Sesi (Serviço Social da Indústria). A peça teatral é inspirada em uma das obras literárias mais cotadas para vestibulares deste ano, “por isso queremos mobilizar os terceiros anos e cursinhos pré-vestibular para trazerem seus alunos e prestigiarem o espetáculo como forma de complementar a leitura”, recomendou o professor e coordenador da Biblioteca Municipal Rocha Pombo, Anderson Arilson de Freitas, mestre em História pela UFGD.


Como o nome sugere, o espetáculo é inspirado na obra literária do escritor Graciliano Ramos e representa uma alternativa interessante para os estudantes agregarem conteúdos na compreensão da leitura. O romance “Vidas Secas” foi publicado originalmente em 1938 e retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.


A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época. O estilo seco de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico dos adjetivos, transmite a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que vivem neste cenário. O livro possui 13 capítulos que, por não terem uma linearidade temporal, podem ser lidos em qualquer ordem – a não ser o primeiro, “Mudança”, e o último, “Fuga”, que devem ser lidos nessa sequência.


PUBLICIDADE

No teatro, a obra é contada pela companhia ítalo brasileira Caravan Maschera. O espetáculo começou a ser apresentado por Paranaguá (8/05) e passou também por São José dos Pinhais (9), Ponta Grossa (10) e Jaguariaíva (11). Na próxima semana percorrerá Santo Antonio da Platina (15), Londrina (16), Apucarana (17) e Arapongas (18), depois Japurá (21), Campo Mourão (22), Umuarama (23), Paranavaí (24) e Maringá (25).


Com o apoio da Fundação Cultural de Umuarama e a promoção Circuito Cultural Sesi, a entrada é gratuita. Os interessados devem retirar os convites antecipadamente com até uma hora de antecedência, mediante a lotação dos espaços. Mais informações pode ser consultadas em: www.sesipr.org.br/cultura

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium