Sábado, 26 de maio de 201826/5/2018
44 99835-2370
Parcialmente nublado
16º
23º
24º
Perola - PR
Erro ao processar!
Mendes 01-05-18
REGIÃO
Campanha de vacinação contra gripe terá o “dia D” no próximo sábado
A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, lembra que é importante levar um documento de identificação (de preferência com foto) e a carteirinha de vacinação.
Alex Martins Pérola - PR
Postada em 11/05/2018 ás 17h34 - atualizada em 11/05/2018 ás 17h45
Campanha de vacinação contra gripe terá o “dia D” no próximo sábado

Foto: Divulgação / PMU

 


A campanha nacional contra a influenza (gripe) terá neste sábado, 12, o “dia D” de vacinação em Umuarama. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h (sem intervalo para almoço) e além dessa estrutura a Secretaria Municipal de Saúde também terá um ponto fixo de vacinação na Praça Arthur Tomas, oferecendo a vacina ao público-alvo da campanha das 8h às 17.


A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, lembra que é importante levar um documento de identificação (de preferência com foto) e a carteirinha de vacinação. Ela reforça que os grupos prioritários para vacinação são compostos por crianças de 6 meses a até 5 anos incompletos, gestantes (em qualquer fase gestacional), puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias após o parto), idosos (acima de 60 anos), doentes crônicos (mediante comprovação médica), professores de escolas públicas e privadas com declaração da escola, agentes penitenciários, funcionários do setor de saúde e a população privada de liberdade (detentos).


PUBLICIDADE

Cerca de 30 mil umuaramenses devem receber a vacina contra a gripe. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde orienta as escolas municipais, estaduais e demais instituições sobre medidas de higiene para a prevenção de doenças respiratórias – especialmente a influenza. O município recebeu 31 mil doses da vacina para os grupos prioritários. A enfermeira Andréia Balan, coordenadora do setor, lembra que os professores deverão apresentar a declaração nas unidades de saúde para receber a vacina.


A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi iniciada no último dia 23. Para 2018, em Umuarama, a meta é vacinar pouco mais de 30 mil pessoas prioritariamente nos grupos de maior vulnerabilidade, que apresentam risco de desenvolver complicações da influenza. Também fazem parte do grupo portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme critérios do Ministério da Saúde (necessário apresentar a prescrição médica), pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, que devem se dirigir aos postos de referência para a imunização, e também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.


A vacina será oferecida nos postos de saúde de referência do paciente ou membros dos grupos prioritários. A enfermeira Andréia Balan lembra que outras medidas são importantes para a redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias. “É importante a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca”, orienta.


Mesmo tomado todas essas medidas, caso a pessoa apresente sintomas de gripe deverá ser avaliada, afastada temporariamente do trabalho, escola, etc., e receber tratamento com o antiviral Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), conforme critério médico. O medicamento está disponível na Central Farmacêutica do município e na 12ª Regional de Saúde, para todos que tiverem indicação médica.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium